China busca autossuficiência na produção de milho

Publicado em 04/06/2012 07:27 e atualizado em 04/06/2012 08:44
O ministro da Agricultura da China, Han Changfu, afirmou ao jornal oficial do país que o objetivo agora é a nação ser autossuficiente na produção de milho, contando com recursos domésticos para ser capaz de atender a uma crescente demanda. 

Changfu disse ainda que o volume total de milho disponível no mercado mundial para exportação atende apenas 55% do consumo anua, dado que reforça a necessidade da autossuficiência chinesa. 

Para que isso seja possível, será necessário que os produtores chineses aumentem sua área de plantio e utilizem de tecnologia para aumentar sua produtividade. Hoje, o rendimento da produção chinesa do cereal é 35% menor do que o dos EUA, maior produtor mundial da commodity. 

A China é o segundo maior exportador mundial do grão e até 2009 foi um exportador líquido. Porém, o expressivo aumento da demanda fez com as importações aumentassem mesmo diante dos altos níveis de produção e estoques. 

Segundo estimou o IGC (Conselho Internacional de Grãos) as importações chinesas de milho no ano comercial que se inicia em 1º de julho devem subir para 7 milhões de toneladas, registrando um aumento de 75%. Na temporada anterior, o volume importado foi de 4 milhões de toneladas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 2,5% nesta segunda-feira com impulso internacional e do RS
Laguna Carapã/MS segue sofrendo com seca e projeção de perdas no milho já passa dos 50%
B3 abre a segunda-feira com futuros do milho elevados
Radar Investimentos: Comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente
Milho/Cepea: Indicador tem queda real de 13,6% em um ano