FAO prevê grandes safras de milho no Brasil e nos EUA

Publicado em 14/06/2012 08:10 e atualizado em 14/06/2012 13:09
A FAO - agência de alimentos da Organização das Nações UNidas - afirmou nesta quarta-feira (13) que a produção mundial de grãos este ano deverá ser impulsionada pelas super safras de milho no Brasil e nos Estados Unidos. 

Para a colheita brasileira, a estimativa da FAO, em seu relatório de Perspectivas para a Safra e Situação Alimentar de junho, é de 67 milhões de toneladas, um aumento de 20% em relação ao produzido no ano passado. 

Sobre a safra dos Estados Unidos, a agência citou os primeiros números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para a safra 2012/13, que apontam uma produção de 376 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume seria 43 milhões de toneladas maior do que o recorde anterior, atingido em 2009. 

A FAO atribui esses bons resultados nos Estados Unidos às condições climáticas favoráveis no país, que permitiram que os trabalhos no campo pudessem evoluir mais cedo, elevando as possibilidades de um aumento de produtividade expressivo, acima das expectativas. 

Em contrapartida, para a Europa as projeções para a colheita de grãos da agência foram reduzidas por conta da seca persistente no continente, principalmente na região central. A safra de milho da União Europeia foi estimada em 64 milhões de toneladas, redução de 4% em relação ao ciclo passado. 

Espera-se uma baixa também na produção argentina do cereal. O país sulamericano deverá colher cerca de 20,1 milhões de toneladas, 12% a menos do que em 2011. A baixa é resultado de uma severa estiagem que castigou as lavouras da América do Sul. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade
Milho começa semana com leves altas na B3 e estável na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23
Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3