Milho safrinha registra alto índice de produtividade na safra 2011/12

Publicado em 16/07/2012 12:39
Com a volta do tempo mais firme e sem chuva, a colheita do milho safrinha em todas as regiões produtoras também avançou nos últimos dias. O milho safrinha tem se destacado no Estado pelo índice de produtividade. Nesta safrinha, a produtividade média por hectare passou de 3.091 para 4.983 kg/ha. E também terá crescimento recorde nesta safra 2011/2012, com aumento na área de 47,5% (de 28,30 para 41,74 mil hectares), e na produção de 57,2% (132,28 para 207,96 mil toneladas) em relação à safra anterior, 2010/2011.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, José Waltex, esse crescimento contínuo do milho safrinha é reflexo da boa produtividade que os produtores têm ao investir em mais de uma safra ao ano. “O milho safrinha é uma oportunidade de produzir mais numa mesma área e ainda possibilita a rotação de cultura, que é importante para o solo”, avaliou o engenheiro agrônomo da Secretaria.

O plantio da safrinha do milho acontece logo após a colheita da soja, nos meses de fevereiro e março, e já é responsável por 34% da produção anual do grão no Estado. O município de Campos Lindos foi responsável por 22,4% da produção do milho safrinha, com uma produtividade média de 5.400 kg/ha, em uma área de 20 mil hectares.

Ainda segundo Waltex, uma grande vantagem da produção do milho safrinha é o preço que geralmente é maior no período de estiagem. O menor custo de plantação e a possibilidade do uso mais racional dos fatores de produção (terra, máquinas, equipamentos e mão de obra), em período ocioso do ano, também são consideradas vantagens da safrinha.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário