Milho 2012/13: Plantio avança em ritmo lento no Centro Sul do Brasil

Publicado em 02/10/2012 08:44
O plantio de milho safra verão 2012/13 avança em ritmo lento no Centro-Sul do Brasil, segundo levantamento da consultoria SAFRAS & Mercado.
Da área estimada de 5,083 milhões de hectares, somente 13,8% havia sido semeada até o dia 28 de setembro. No mesmo período do ano passado, o plantio atingia 22,4% de uma área cultivada de 5,91 milhões de hectares.
 
De acordo com o analista Paulo Molinari, o atraso foi motivado pela ausência de chuvas no final do inverno, o que acabou sendo benéfico às lavouras do Centro-Sul em razão da ocorrência de geadas em várias localidades na última semana de setembro. "Caso o plantio estivesse mais adiantado, o registro de perdas poderia ser acentuado", comenta.
 
Até agora, o plantio de milho está mais adiantado no Rio Grande do Sul, onde 34% da área prevista de 1,12 milhão de hectares foi cultivada, seguido por Santa Catarina, com 19% da área de 687 mil hectares plantada e pelo Paraná, que cultivou 18% da área estimada de 918 mil hectares.
 
Em São Paulo, apenas 4% da área prevista de 516 mil hectares foi plantada. Em Mato Grosso do Sul e Goiás, a semeadura atinge apenas 1% das áreas estimadas de, respectivamente, 53 mil hectares e 611 mil hectares. No Mato Grosso e em Minas Gerais, que cultivam 43 mil hectares e 1,106 milhão de hectares, o plantio sequer iniciou até agora.
 
Molinari destaca que, com o registro de maiores volumes de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, nos últimos dias, o plantio deve evoluir de forma mais consistente daqui para frente. "O foco de colheita no Centro-Sul do Brasil está previsto entre o final de fevereiro e o início de março", sinaliza.

Clique aqui para ampliar!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário