Tocantins amplia área reservada ao plantio de milho

Publicado em 05/10/2012 08:17
Este ano, a produção de milho no País tem tomado novos rumos e no Tocantins não é diferente. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que no Estado a área destinada ao plantio de milho cresceu 44.5% no ano de 2012, o que faz com que o Tocantins seja considerado um dos Estados brasileiro que mais aumentou áreas destinadas a este cultivo.

Atualmente, a cultura de milho no Tocantins ocupa o terceiro lugar, ficando atrás da soja e do arroz. O plantio acontece em duas etapas no ano, em outubro e novembro, referente à primeira safra, e de fevereiro a março, sendo a segunda colheita. Normalmente, a produção do milho acontece nos intervalos do plantio de cereais, no início do período chuvoso, e a segunda etapa, após o plantio de soja.

Segundo o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Sani Naimayer, esse crescimento se deve ao interesse dos produtores na oportunidade de exportação ao mercado externo. “O Tocantins tradicionalmente não é produtor de milho, se planta milho ou pela rotação de cultura ou pela análise de mercado para vê se é compensatório plantar ou não. O aumento na plantação, é uma expectativa de mercado externo”, ressalta.

O cenário da produção de milho no Brasil vem mudando, este ano, por exemplo, dois países de peso no mercado internacional, Estados Unidos e China, entraram na disputa pelo milho brasileiro. A Secretaria de Comercio Exterior do Ministério do Desenvolvimento registrou no mês de agosto um recorde nas exportações nacionais de milho, uma quantia de 2, 7 milhões de toneladas. Uma queda superior a 100 mil toneladas na safra dos EUA, fez com que pela primeira vez o país importasse do Brasil, e só no mês de agosto importou 44 mil toneladas do produto.

O milho é um produto importante no setor agrícola, já que permeia por todas as áreas da cadeia comercial de grãos. Além do consumo humano, o milho é usado da fabricação de ração animal e na produção de biocombustível, o que promove um equilíbrio na cadeia comercial agrícola, como observa Naimayer. “O milho aqui é bastante usado na produção de ração, para frango, suínos e gado. Se a produção do grão não suprir a necessidade interna, o preço da ração aumenta, consequentemente o consumidor verá o aumento não só nos derivados do milho, mas também nas carnes”, afirma.

Atualmente, o milho produzido no Estado, mantém a cadeia interna e é exportado para a região Nordeste do País, segundo dados da coordenadoria de desenvolvimento Vegetal do Estado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário