Gaúchos planejarão estoques de milho para alimentar aves e suínos

Publicado em 27/05/2013 14:15

Os suinocultores e avicultores gaúchos encaminharão ao Ministério da Agricultura documento com a programação de suas necessidades de milho para este ano, visando subsidiar o Governo Federal para a elaboração do planejamento de estoques. A medida foi acertada em reunião realizada, na última sexta-feira (24), com a presença do secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, além de representantes do Ministério da Agricultura, Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), da Associação Gaúcha de Avicultura.

A medida, segundo Fioreze, possibilitará que o Governo evite o desabastecimento daquelas cadeias produtivas, tendo em vista que o país terá um excedente de produção superior a 30 milhões de toneladas, devendo exportar a metade na forma de grãos e utilizar o restante formar estoques de passagem e alocação interna, visando suprir os estados que têm carência, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
    
O diretor de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, assegurou que as portarias interministeriais que tratam as modalidades de escoamento já estão prontas. Fioreze insistiu na necessidade de alternação no Manual do Crédito Rural (MCR) visando permitir que integradoras de aves e suínos possam acessar o Financiamento para Garantia de Preços ao Consumidor (FGPP). Por outro lado, comemorou a informação de que o próximo Plano Safra disponibilizará recursos significativos para a armazenagem, reservando um percentual para estimular a estocagem particular. "Vínhamos reivindicando esta medida nos dois últimos anos", disse Fioreze. 
   
O planejamento das necessidades de milho será feito em reunião conjunta das Câmaras Setoriais do Milho, de Suínos e de Aves, a ser promovida no mês de junho pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário