Milho: Segunda operação de contratos de opção garante preço ao produtor

Publicado em 06/06/2013 17:26 e atualizado em 06/06/2013 21:34 1515 exibições

Os produtores rurais interessados em assegurar melhores condições de comercialização do milho terão mais uma oportunidade para adquirir Contratos de Opção de Venda junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). É que na terça-feira (11) a Companhia irá realizar a segunda oferta de 17.780 desses títulos para o Mato Grosso e mais 740 para Rondônia. O produto é da safra 2012/2013 e 2013 e refere-se a milho em grãos e a granel.

A vantagem dos contratos de opção é que com eles o produtor rural garante um preço justo na venda do milho, caso o preço pago pelo mercado seja desfavorável. Por outro lado, a operação permite ao governo a formação de estoques públicos para abastecimento do mercado.

Este é o segundo leilão que a Companhia irá executar, desde que foram definidas as novas regras para a comercialização desses contratos, no dia 23 do mês passado. O aporte disponível para essas comercializações é de R$ 580 milhões

A primeira operação foi realizada no último dia 4 e foi considerada um sucesso pela Superintendência de Operações da Conab (Suope). Na ocasião, o leilão negociou 96,12% dos valores ofertados. A segunda operação ofertará os mesmos quantitativos e será realizada às 9h (horário de Brasília), na modalidade cartela, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Para participar, os produtores rurais deverão se cadastrar perante a Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação. Eles poderão fazer isso diretamente ou por meio de suas cooperativas.

Tags:
Fonte:
Conab

0 comentário