MG: Alta produção do milho safrinha em 2013 está relacionada à soja

Publicado em 26/07/2013 08:30
A viabilização do plantio de duas safras no mesmo ano ocorre com o plantio de cultivares precoces em outubro. Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro são responsáveis por 41% da produção de milho em Minas

A safrinha do milho deste ano, produção durante o inverno, deve superar os 45 milhões de toneladas segundo previsões do IBGE. Esse resultado, é consequência direta das cultivares de soja precoce, explica o chefe do Centro do Pesquisa da Unidade Regional da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, José Mauro Paes.

Na regional do Triângulo e Alto Paranaíba, responsável por 41% da produção do Estado, a produção de milho na safrinha tem aumentado, uma vez que “o produtor já encontra no mercado soja com ciclo de 100 dias, comercializadas pelas multinacionais”, afirma o pesquisador. Ele explica que a viabilização do plantio de duas safras no mesmo ano ocorre com o plantio de cultivares precoces em outubro, que são colhidas até a primeira semana de fevereiro, permitindo o melhor aproveitamento das chuvas.

Segundo a pesquisadora da Epamig, Ana Cristina Juhász, já estão disponíveis aos produtores cultivares semiprecoces, com ciclo de 110 a 115 dias, desenvolvidas por meio do Programa de Melhoramento Genético da Soja da parceria Embrapa, Epamig e Fundação Triângulo, que são recomendadas para a safrinha, pois apresentam alto rendimento e precocidade.

Novas sementes de cultivares de ciclo precoce, transgênicas e de crescimento indeterminado devem chegar ao mercado provavelmente para a safra 2014/15. Minas Gerais é o terceiro maior produtor de milho do Brasil, atingindo 7,5 milhões de toneladas na safra 2013 (IBGE- maio 2013), cerca de 10% da produção nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Minas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário