No Estadão: Supersafra brasileira de milho trava em falha logística

Publicado em 29/07/2013 08:09 e atualizado em 29/07/2013 12:04

Milho a céu aberto - Foto: Estadão

O monte de milho acima tinha cerca de 18 metros de altura - o equivalente a um prédio de sete andares - quando a foto foi tirada na última terça-feira. Era quase do tamanho da portentosa estrutura de alumínio dos silos vistos ao fundo, que possuem 20 metros. Como a colheita do milho da chamada safrinha, que ocorre no inverno, ainda está em curso, a pilha dourada segue crescendo no pátio do Vale do Verde, armazém geral que atende produtores e comercializadores de grãos, em Sinop, município a 480 quilômetros da capital de Mato Grosso.

A montanha de grãos não está só. Técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que regularmente percorrem o Estado para ver de perto a produção, também encontraram milho a céu aberto nos municípios vizinhos de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tapurah e Nova Mutum.

Essa região, no chamado Médio Norte de Mato Grosso, bem no coração do Estado, é referência para o agronegócio nacional. Seus 16 municípios respondem por cerca de 40% da produção do Estado e quase 10% da produção de grãos do País. Dos 3 milhões de hectares ocupados por milho em Mato Grosso neste momento, 1,6 milhão - 53% do total - está no Médio Norte. No entanto, esse é também um dos locais do País que mais sofrem com as deficiências na infraestrutura.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • LUIZ CARLOS SOBRINHO Aparecida de Goiânia - GO

    - Uma montanha de milho, muita fartura e tudo colhido no decorrer de dois a treis meses, grande fartura para estocar e nada de armazém.

    - A Solução e utilizar o silo bolsa; Isso se conseguir silos bolsa para tanta produção.

    - E a colheita não chegou ao fim;

    - Por outro lado as indústrias, comerciantes, avicultores, suinocultores, e etc. consome o ano inteiro, mas adquire mensalmente.

    - Resumindo, se no próximo ano os produtores conseguir plantar 20% da sua produção e não entrar em dificuldades financeira.

    - Vou chama - los de meus heróis, super homem, wolverine, homem aranha, o incrível Hulk .

    0