Reuters: China cancela mais quarto cargos de milho transgênico dos EUA
Importadores chineses cancelaram a compra de mais quarto cargos de milho dos Estados Unidos esta semana. Segundo informações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), outro cargo destinado à China também foi desviado para o Vietnã na semana passada, por conter uma variedade geneticamente modificada não aprovada pelo país.
Em seu relatório semanal de vendas, o USDA informou que o volume de milho rejeitado pela China e enviado para o Vietnã foi de 63.127 toneladas. Outros cargos também teriam sido desviados para o Japão, Coreia do Sul e Espanha, nas últimas semanas.
O departamento também confirmou que o embarque de 220 mil toneladas de milho norte-americano já foram canceladas pela China neste ano comercial.
Variedade não aprovada
A China já rejeitou 600 mil toneladas de milho norte-americano desde novembro, pois os cargos continham a variedade MIR 162, desenvolvida pela Syngenta, que ainda não foi aprovada pelo governo chinês.
Representantes do governo dos Estados Unidos se reuniram com oficiais chineses para conseguirem acelerar o processo de aprovação da variedade, mas é provável que a questão se mantenha sem solução pelos próximos meses. É o que defende Shawn McCambridge, analista da Prudential Bache. “Os exportadores não esperam que esta questão seja resolvida em breve. Eles poderiam entregar sobre os contratos, mas isso teria um risco de rejeição, pois pode ser caro para vendê-lo com desconto”.
McCambridge diz ainda que mais rejeições podem ser registradas. “A menos que algo mude muito rápido, eu não acho que veremos embarques efetivos este ano para a China”.
Quase 1,8 milhões de toneladas de milho vendidos para a China para entrega em 2013-14 ainda estão esperando embarque desde 30 de janeiro, segundo o USDA.
Mas enquanto a demanda da China por milho norte-americano foi reduzida, outros compradores aumentaram suas compras, já que o grão se mantém em um patamar de preço mais baixo.
As exportações de milho dos Estados Unidos superaram as expectativas nas duas últimas semanas. Japão, o maior importador, foi um dos principais destinos, com compras de quase 1,6 milhões de toneladas no período.
Informações: Reuters
Tradução: Fernanda Bellei
0 comentário
Milho segue levemente positivo em Chicago nesta 4ªfeira
USDA informa venda de milho para destinos não revelados nesta 6ª
Após recuar nos últimos pregões, milho abre a 4ªfeira com altas em Chicago
Radar Investimentos: A alta da moeda americana favorece as exportações brasileiras de milho
Preço do milho acompanha alta do dólar e B3 fecha 3ªfeira com valorizações de até 1,3%
‘Novo olhar’ sobre a cigarrinha-do-milho, controle da ‘prole’ detém populações do inseto com efetividade, afirma consultor