Plantio do milho safrinha atinge 45% em MS

Publicado em 19/02/2014 08:23

O plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul atingiu 45% da área destinada ao cultivo do grão, o equivalente a 707 mil hectares dos 1,5 milhão hectares estimados para a ciclo atual. Os dados foram divulgados pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), nesta terça-feira (18), por meio do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga).
 
Apesar da manutenção de área da safra passada, a Aprosoja/MS estima queda de 10% na produção do milho safrinha. O volume recorde colhido no ciclo 2012/13 de 7,8 milhões, de acordo com os levantamentos técnicos, reduzirá para 7 milhões de toneladas. Também em queda de 10% a produtividade, que na safra passada foi de 83 sacas por hectare, neste ano esta estimada em 78.
 
O novo presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, remete a redução na produção e produtividade a três fatores. “Inicialmente consideramos a precificação da saca do milho, que não está atrativa ao produtor e, por conta disso, o desestímulo reduz o investimento em tecnologias de sementes. Outro fator é a falta de chuvas, que já influencia negativamente neste período de plantio”, considera o presidente.
 
A falta de chuva também causa redução nas estimativas da colheita da soja. O volume esperado de 6,1 milhões de toneladas na safra atual, foi reduzido pela Aprosoja/MS para 6 milhões. A colheita da oleaginosa no Estado atingiu 56,2% e já soma 1,2 milhão de hectares, do total de 2,2 milhões dedicados ao cultivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário