Ineficácia de variedade transgênica preocupa produtores de milho

Publicado em 16/05/2014 12:04

Os produtores de milho transgênico estão com uma preocupação a mais para o próximo plantio, caso não sejam tomadas medidas eficientes para reverter os prejuízos da última safra, decorrentes do ataque de lagartas às lavouras transgênicas. A queixa dos agricultores é contra a ineficácia do milho BT, originário da transformação genética de plantas com a bactéria Bacillus thuringiensis, que contém proteínas com ação inseticida para ajudar no manejo das pragas.

O tema foi discutido, nesta quinta-feira (15/5), durante reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a participação de produtores dos estados mais prejudicados pela variedade transgênica. “O milho BT não trouxe os resultados esperados. Ainda não dá para quantificar o prejuízo, mas esperávamos um milho mais resistente às pragas”, afirmou o presidente do colegiado e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Rui Prado.

Prado informou que a comissão irá ouvir o relato de mais produtores para reivindicar medidas para minimizar os danos aos produtores, como a regulamentação do uso desta variedade BT. Uma das ações em estudo é o refúgio, que é o uso de uma parte da lavoura de milho híbrido sem a tecnologia BT, que poderia ajudar a diminuir a proliferação de insetos resistentes a esta variedade, e assim reduzir a incidência de pragas nas plantações.

Plano Agrícola e Pecuário – Outro tema discutido no encontro foi o Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015, que será anunciado na próxima semana pela presidente Dilma Rousseff. Convidado para a reunião, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Seneri Paludo, ouviu as reivindicações dos produtores para o próximo plano e, sem entrar em detalhes, fez um relato das negociações em torno das medidas. “Teremos mais um plano forte, que atenderá às demandas do setor”, revelou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário