Milho, soja e arroz produzidos no Brasil são favorecidos por efeitos do El Niño

Publicado em 20/06/2014 16:31

Um grupo de pesquisadores coordenado por Toshichika Iizumi, do Instituto Nacional de Ciências Agroambientais do Japão, mapeou o impacto que os fenômenos climáticos El Niño e La Niña podem gerar sobre as principais culturas agrícolas nas diferentes regiões do planeta. Esse parece ser o primeiro trabalho a avaliar a influência global das diferentes fases da Oscilação Sul-El Niño (Osen) – fenômeno climático responsável pelo aquecimento (El Niño) e resfriamento (La Niña) da temperatura da superfície do oceano Pacífico – sobre as plantações de arroz, trigo, milho e soja, as principais culturas agrícolas do mundo, responsáveis por fornecer até 60% das calorias produzidas em terras agrícolas. A Osen, que pode aumentar as chuvas em algumas regiões e diminuir em outras, afeta o rendimento das plantações de modo distinto, de acordo com a localização geográfica, o produto cultivado e a fase de aquecimento ou resfriamento do Pacífico.

Segundo o estudo, o El Niño pode aumentar o rendimento de até 36%  das áreas plantadas e diminuir em até 24% delas – entre as culturas favorecidas estão o milho, a soja e o arroz produzidos no Brasil. Já o La Niña pode causar um impacto negativo em até 13% das terras agrícolas e positivo em no máximo 4% (Nature Communications, maio 2014). Os pesquisadores acreditam que o mapa possa ajudar os produtores a decidir quais culturas plantar, além de fornecer aos governos um sistema de alerta sobre escassez de alimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Pesquisa Fapesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário