Milho: Agricultores de MS aceleram as máquinas e colhem 20%

Publicado em 23/07/2014 10:16

Agricultores de Mato Grosso do Sul aceleraram as máquinas e já colheram 1,4 milhão de toneladas de milho, o que corresponde a 20% do total previsto para a safrinha 2013/14. Aproximadamente 24,5% do milho cultivado na região Norte já foi colhido e 15,1% da região Sul. As informações são coletadas pelos profissionais da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul que viajam pelo Estado para o acompanhamento da safra e levantamento de dados sobre a cultura, os quais abastecem o Siga - Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio.
 
Na região Norte do Estado, de acordo com o Siga, Chapadão do Sul é o município com maior percentual de área destinada à cultura colhida, chegando aos 50%. Segundo os técnicos da Aprosoja/MS, o uso de máquinas com alta capacidade de colheita teve influência nesses resultados. 
 
Em Sonora, também na região Norte, a produtividade média registrada fica entre 100 a 117 sacas por hectare. Enquanto que em São Gabriel do Oeste, onde os agricultores já colheram 25% da área, a produtividade fica entre 120 a 139 sacas por hectare, com umidade do grão em torno de 19%, percentual que não é considerada ideal, mas já permite colheita. Costa Rica e Coxim já colheram 45% e 35% da área dedicada ao milho safrinha, respectivamente.
 
Ao Sul do Estado, devido ao atraso no plantio do milho, os técnicos constataram que muitas propriedades não iniciaram a colheita, tendo como previsão o início do mês de agosto. A produtividade naquela região é inferior ao Norte, variando de 80 a 100 sacas por hectare. Na evolução da colheita por município, as informações da Aprosoja/MS apontam que Rio Brilhante já retirou do campo 25% do milho cultivado, Caarapó 22%, Amambaí 20%, Dourados 15% e Maracaju 12%.
 
Em Campo Grande, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari e Bandeirantes, agrônomos da Associação constataram que a colheita ganha ritmo em algumas regiões, enquanto outras estão em fase de pré-colheita, com produtores aguardando a umidade ideal para entrar em campo com as colheitadeiras. 

Colheita de milho no MS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário