Milho: Aumento na produção de etanol nos EUA dá suporte ao mercado e preços ampliam ganhos

Publicado em 21/08/2014 12:49

As principais posições do milho negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) operam do lado positivo da tabela nesta quinta-feira (21). Ao longo das negociações, os contratos da commodity ampliaram os ganhos e, por volta das 12h11 (horário de Brasília), exibiam ganhos entre 4,25 e 6,00 pontos. O vencimento setembro/14 era cotado a US$ 3,65 por bushel.

De acordo com informações reportadas pela agência internacional de notícias Bloomberg, o mercado é impulsionado pelos números referentes à produção de etanol nos EUA, divulgados pela AIE (Administração de Informação de Energia) no final desta quarta-feira. Até a semana encerrada no dia 15 de agosto, a produção do etanol do país aumentou 0,64%, alcançando 937 mil barris diários. 

Na semana anterior, o volume produzido foi de 931 mil barris diários. Do mesmo modo, os estoques de etanol dos EUA subiram de 17,760 milhões de barris, para 18,251 milhões de barris no mesmo período, o equivalente a alta de 2,76%. 

"O etanol supera o registrado na semana anterior", informou o presidente da Allendale Inc., Paul Georgy, em entrevista à Bloomberg. "Os preços mais baratos de milho estão apoiando excelentes margens de lucros", completa.

Por outro lado, os números das vendas para exportação também contribuem para o movimento positivo registrado em Chicago. Até o dia 14 de agosto, as vendas para exportações de milho referentes à safra 2013/14 totalizaram 99,8 mil toneladas, contra -117,2 mil toneladas negativas registradas na semana anterior. O volume representa um crescimento de 15% sobre a média das últimas quatro semanas.

Para a safra 2014/15, as vendas somaram 719.300 mil toneladas. Na semana anterior, o volume divulgado foi de 787,9 mil toneladas. As informações foram reportadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira (21). 

Safra de milho nos EUA

Em contrapartida, a expedição Crop Tour, realizada pela Pro Farmer, continua divulgando as projeções para a produtividade das lavouras norte-americanas. As primeiras estimativas indicam rendimento acima da média dos últimos anos e da projeção do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), como em Ohio, Dakota do Sul, Indiana e Nebraska. Nesta quinta-feira, a comitiva irá reportar as previsões para os estados de Iowa e Minnesota.

Para o estado de Illinois, o rendimento das plantações deve alcançar 208,45 sacas por hectare. A estimativa está bem acima da média dos últimos três anos e do colhido na safra anterior, de 158,07 e 180,42 sacas por hectare, respectivamente. O cenário é decorrente das condições climáticas que têm sido favoráveis ao desenvolvimento da cultura nos EUA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário