Milho: Mercado reflete ganhos do trigo e fecha pregão em alta em Chicago, no Brasil cotações seguem estáveis

Publicado em 28/08/2014 16:56

Os futuros do milho negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) encerram o pregão desta quinta-feira (28) em campo positivo. Ao longo das negociações, as principais posições do cereal ampliaram os ganhos e fecharam o dia com altas entre 4,00 e 5,75 pontos. O vencimento setembro/14 fechou a sessão cotado a US$ 3,61 por bushel, valorização de 1,62% em relação à quarta-feira.

De acordo com o analista de mercado da Cerrado Corretora, Mársio Antônio Ribeiro, os futuros do cereal foram impulsionados pela alta registrada no complexo trigo, já que os produtos são substitutos. Diante da preocupação com o conflito entre Rússia e Ucrânia, que poderá prejudicar as exportações desses países, os contratos do trigo terminaram a sessão de hoje com ganhos entre 7,75 e 9,50 pontos.

Em contrapartida, o analista destaca que os fundamentos permanecem baixistas para o mercado do milho. Frente ao clima favorável registrado nos Estados Unidos, a projeção é que os produtores norte-americanos colham ao redor de 357,98 milhões de toneladas na próxima safra, conforme dados da expedição Crop Tour, realizada pela Pro Farmer.

Por outro lado, a demanda pelo cereal norte-americano permanece aquecida. No relatório semanal de vendas para exportação, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou as vendas referentes à safra nova até o dia 21 de agosto em 695,6 mil toneladas. O volume está pouco abaixo do divulgado na semana anterior, de 722,8 mil toneladas.

E para safra 2013/14, as vendas totalizaram 32,7 mil toneladas negativas no mesmo período. O número é inferior ao anunciado na última semana, na qual, as vendas somaram 99,8 mil toneladas de milho.

Mercado interno

No mercado brasileiro a negociação do milho continua travada, com preços estáveis. Segundo o consultor em agronegócio, Ênio Fernandes, o demandador está em uma situação confortável e adquire o produto da mão pra boca. "Eles sabem que o Brasil tem estoques altos e compram o milho em pequenas quantidades para não alterar positivamente as cotações", explica.

Já os produtores estão mais cautelosos e aguardam o 2º leilão de Pepro do Governo, que é realizado nesta quinta-feira. Até o fechamento do mercado, as operações já tinham sido finalizadas e a procura foi de 93,63%, do volume total ofertado de 1,75 milhão de toneladas.

"Todo mundo aguarda as operações, pois só depois de uns dias conseguiremos ter um reflexo dos leilões no mercado", afirma Fernandes.

Ainda na visão do analista de mercado da Cerrado Corretora, mesmo as notícias de crescimento nas exportações, as notícias são insuficientes para provocar um aquecimento nos preços. Até a quarta semana de agosto, o Brasil embarcou cerca de 2,079 milhões de toneladas e, a expectativa do mercado é o país termine o mês com número próximo de 3 milhões de toneladas.

“A exportação será crucial para definir o rumo dos preços neste final de ano. Precisamos manter o ritmo acelerado, para que o mercado comece a apresentar alguma recuperação”, diz Ribeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário