Conab vendeu 264 mil toneladas de milho em balcão em 2014

Publicado em 23/12/2014 16:18

Um total de 264.906 toneladas de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi vendido a pequenos criadores de todo o Brasil, por meio do Programa de Vendas em Balcão, no período de janeiro a novembro de 2014. De acordo com o balanço realizado pela estatal, tiveram acesso ao produto mais de 250 mil criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte, que utilizam o milho na ração animal.

Do montante disponibilizado, cerca de 70% (205 mil t) foi comercializado na região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), atingida pela estiagem prolongada, a preços subsidiados. Os municípios com estado de emergência decretado foram beneficiados pela operação que previa três faixas de preço diferenciados, todos abaixo do mercado.

Histórico – A Venda em Balcão Especial foi iniciada em maio 2012 e passou por diversas modificações nos valores e quantidades definidas para aquisição. A última foi em julho deste ano, com a Portaria Nº 710, que estabeleceu novos parâmetros para a liberação de milho, com a concessão de subvenção econômica apenas nos municípios com emergência decretada na área de atuação da Sudene, e venda a preço de mercado nas demais localidades. Esta portaria tem vigência até 31/12/2014.

Em paralelo, as operações de Venda em Balcão normal seguiram nos outros estados, aonde a comercialização chegou a 59,4 mil toneladas de milho, também no período de janeiro a novembro. No último leilão para contratação de frete, realizado no início de dezembro pela Conab, foi negociada a remoção de mais 9,01 mil toneladas do produto para abastecimento de diversas regiões do país. Os estados beneficiados nesta operação são Acre, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário