Comercialização de nova safra de milho do Brasil emperra às vésperas da colheita

Publicado em 26/05/2015 16:45

LOGO REUTERS

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - O ritmo de vendas antecipadas da segunda safra de milho do Brasil nesta temporada é lento, com produtores apostando em eventual repique de preços e com compradores esperando queda nas cotações a partir da entrada de um colheita recorde nos próximos meses, disseram analistas nesta terça-feira.

A colheita da chamada "safrinha" da temporada 2014/15 já começou em regiões isoladas do Paraná, segundo principal Estado produtor, atrás apenas de Mato Grosso. A projeção de algumas consultorias é de uma produção recorde de mais de 50 milhões de toneladas no país neste ciclo.

A consultoria Safras & Mercados avalia que a comercialização em Mato Grosso esteja entre 25 e 30 por cento do total esperado, ante cerca de 40 por cento no mesmo período de 2014 e mais de 60 por cento em 2013.

"O produtor fica esperando, fica olhando... Eles plantam muito, mas esquecem da comercialização", afirmou o analista de grãos da Safras, Paulo Molinari. "Já teve preços excepcionais (no início do ano) para as características de Mato Grosso, e vendeu-se muito pouco."

No Paraná e em Mato Grosso do Sul, as vendas estão entre 20 e 25 por cento, ante 30 a 35 por cento na mesma época da temporada passada, estimou Molinari.

"É baixa a comercialização. Nem a safra 'normal' (de verão) o pessoal está vendendo bem", relatou João Cláudio Pereira da Silva, da Zairam Corretora de Mercadorias, de Maringá (PR).

Segundo o Cepea, os preços do milho estão 6 por cento abaixo dos registrados um mês atrás e 13 por cento abaixo de dois meses atrás, quando as cotações na bolsa de Chicago estavam mais altas e o dólar estava mais valorizado ante o real, tornando os preços mais elevados na moeda brasileira.

"Está devagar porque o preço não está muito atraente para o vendedor", destacou o diretor de inteligência de mercado da corretora Cerealpar, Steve Cachia.

Ao mesmo tempo que o Brasil colhe sua maior safra de milho, os Estados Unidos --maior produtor e exportador do grão-- realizam o plantio, com colheita prevista para outubro.

"É um jogo de pôquer... Os produtores apostaram que possa ter algum problema na safra americana, e com isso se salve a pátria", disse Molinari.

Por outro lado, a perspectiva de entrada de um volume gigantesco de milho no mercado brasileiro coloca os compradores, principalmente as indústrias processadoras, numa posição confortável para esperar cotações mais baixas.

"É natural que o comprador do mercado interno não tenha pressa para comprar milho", destacou o analista da Safras.

A projeção oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que o Brasil tenha oferta total de um recorde de mais de 93 milhões de toneladas de milho nesta temporada, somando produção de cerca de 79 milhões e estoques iniciais de mais de 14 milhões.

Neste cenário, o Brasil deverá consumir um recorde de 55 milhões de toneladas do cereal e exportar um grande volume, de 21 milhões de toneladas, na estimativa do governo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário