Apesar de safra recorde, Brasil pode ter falta de milho no 2º semestre

Publicado em 19/01/2016 17:01

logo mini reuters noticias

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado brasileiro pode enfrentar nova escassez de milho no segundo semestre de 2016, com possibilidade de importar alguns volumes dos Estados Unidos e da Argentina, em função de uma safra praticamente estável e de mais uma temporada com fortes exportações, projetou nesta terça-feira a consultoria Agroconsult.

A empresa reduziu nesta terça-feira sua previsão para a safra total do cereal no país em 2015/16 para 85,6 milhões de toneladas, ante previsão anterior de 88,5 milhões. Se confirmado, o volume será recorde, mas apenas 1 por cento superior ao volume colhido em 2014/15.

Ao mesmo tempo, o Brasil deverá terminar o ano comercial 2015/16 (de fevereiro a janeiro), referente aos grãos colhidos no ano safra 2014/15, com embarques recordes, de cerca de 34 milhões de toneladas, estimou a Agroconsult.

Com o real desvalorizado ante o dólar, a competitividade do grão brasileiro no exterior deverá se manter ao longo de 2016, estimulando as exportações e enxugando o mercado doméstico inclusive no segundo semestre, quando é colhida a segunda --e principal-- safra de milho do país.

A Agroconsult projeta que as exportações de milho do Brasil no novo ano comercial poderão ficar entre 30,5 milhões e 31 milhões de toneladas.

"A gente pode ter uma situação muito estranha. Podemos ter que revisar os números de exportação para baixo (pela indisponibilidade de produto) e eventualmente ter até que importar da Argentina ou dos Estados Unidos", estimou o diretor da Agroconsult, André Pessôa, em encontro com jornalistas.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil vá chegar em 31 de janeiro com estoques de passagem de 10 milhões de toneladas, um dos maiores dos últimos anos.

Na avaliação de Pessôa, este volume está mal distribuído no país e, em boa parte, nas mãos de produtores capitalizados que não têm interesse imediato em vender, podendo gerar escassez localizada em determinados meses do ano.

"O fluxo não fecha em todos os lugares. Vai ficando muito curto esse estoque", afirmou o analista.

PREÇOS ELEVADOS

A situação de escassez e de preços recordes já é um problema enfrentado atualmente por muitas empresas compradoras, que dependem do milho para a ração animal.

Executivos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa as indústrias de aves e suínos, estiveram reunidos nesta terça-feira com o Ministério da Agricultura em Brasília para tratar do assunto.

Segundo nota da ABPA, o governo federal comprometeu-se em "realizar ações incisivas contra a forte elevação e a escassez de milho nos polos de produção".

Os preços de referência do milho no mercado à vista do Brasil bateram na semana passada a máxima histórica de 43,44 reais por saca de 60 kg, segundo o Indicador Esalq/BM&FBovespa.

Segundo Pessôa, da Agroconsult, a situação de mercado enxuto deverá se perpetuar ao longo do ano, mesmo com uma nova grande safra do cereal, tudo em função dos grandes volumes a serem exportados.

"Os grandes compradores têm que se antecipar (fechando contratos de entrega futura). O risco de desabastecimento no segundo semestre já entrou na agenda", afirmou o analista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Se der a safra que o André Pessoa citou não vai faltar milho e sim sobrar....o problema é que provavelmente a safra será bem menor visto que a safra normal de soja atrasou e isto prejudica a plantio da safrinha fazendo com que se plante fora da janela...e com isto a produtividade fica comprometida e também a safra...

    Outra coisa os grandes compradores estavam comprando da mão pra boca com a abundancia..e agora diante deste cenário foram as COMPRAS e o preço disparou,e diante disto estão forçando o governo e a sociedade fazendo drama da inviabilização na produção de animais..ora que se virem...quando no MT se vendeu a 12,00 o saco ninguém fez nada...

    Com milho a preço interno de 40,00...é viavel exportar...por isto que se o preço se mantiver vai sobrar e não faltar milho....

    Usando o percentual do RL Guerrero de 15% e aplicando na safra de temos aí um número próximo ao previsto pela CONAB..portanto milho tem..mas o preço é salgado a quem compra acostumados nos últimos anos a EXPLORAR o produtor de milho...

    3
  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    André Pessoa está mais de pé no chão.. Não maquinaria número é a melhor saída.

    1
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Onde tem tanto agricultor capitalizado para segurar esta enormidade de milho? Tem aí no MT? Acho que tem nos EUA...

      0
    • R L Guerrero Maringá - PR

      Sugiro uma enquete:

      Quantos por cento do seu milho não foi vendido ainda?

      No meu caso ainda tenho 15%

      0