Produtores do RS e SC ampliam área plantada e apostam no milho verão

Publicado em 11/01/2017 15:43
Nos dois estados, a previsão é de safra cheia, mas bom desempenho depende do clima para se concretizar

Tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina os produtores destinaram mais espaço para o cultivo de milho verão. A aposta no cereal se deve, principalmente, à demanda regional por grãos para ração animal, pois ambos os estados se destacam na produção de suínos e aves. Os agricultores esperam repetir os resultados da temporada passada e registrar safra cheia no ciclo 2016/17, segundo a Expedição Safra. Juntos, gaúchos e catarinenses têm potencial para colher até 18,2 milhões de toneladas de soja e 8 milhões de toneladas de milho. O bom desempenho, no entanto, depende do clima para se concretizar.

A equipe de técnicos e jornalistas percorreu as principais regiões produtoras de grãos dos dois estados para acompanhar o desenvolvimento do plantio de verão. “Os produtores estão otimistas, investiram pesado em tecnologia e insumos para ganhar produtividade e apostaram no milho. É a primeira vez em 10 anos que a área de milho cresce no Rio Grande do Sul”, destaca o integrante da Expedição Safra, Gabriel Azevedo. Serão 900 mil hectares de milho no ciclo atual, contra 823 mil hectares na temporada passada. Em Santa Catarina, a produção de milho deve crescer cerca de 10%, chegando a 2,9 milhões de toneladas.

Entretanto, para que a expectativa de safra cheia se confirme, os produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina precisam contar com a ajuda do clima. As previsões indicam ocorrência de La Niña moderado, mas mesmo com baixa intensidade, o fenômeno pode afetar o volume de chuvas para os dois estados e gerar períodos mais longos de seca. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski, a preocupação dos produtores é legítima, em especial, no Rio Grande do Sul. “Em anos de La Niña, o estado costuma sofrer com veranicos longos”, afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expedição Safra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário