Leilão negocia 100% do PEP do milho pela 1ª vez no ano

Publicado em 20/07/2017 18:02

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão do Prêmio do Escoamento do Produto (PEP) negociou nesta quinta-feira 100 por cento da oferta da subvenção para o transporte de 180 mil toneladas de milho, algo que ocorreu pela primeira vez desde que o governo iniciou o programa de apoio aos agricultores neste ano, com um prêmio mais alto atraindo os participantes.

Além disso, o governo negociou Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para 360 mil toneladas, ou mais de 95 por cento do total ofertado para os produtores rurais, de acordo com dados da Companhia Nacional e Abastecimento (Conab).

Com os leilões, o governo visa dar sustentação aos preços do cereal diante da colheita de uma safra recorde.

No caso do PEP, a oferta de prêmio para um volume menor do que na semana passada, prêmios mais altos e as melhores condições de mercado nos últimos dias favoreceram a aquisição de 100 por cento do prêmio ofertado, disse o corretor Francisco Peres, da Labhoro.

Os prêmios iniciais mais altos estabelecidos no leilão passaram para 0,0886 real por quilo, quase o dobro do leilão da semana passada, quando houve pouco interesse, especialmente no PEP.

Com as operações desta quinta, a Conab já apoiou a comercialização de pouco mais de 5 milhões de toneladas de milho neste ano, em leilões realizados desde o início de maio. As subvenções, em geral, acabam por viabilizar exportações do país.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: Comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente
Milho/Cepea: Indicador tem queda real de 13,6% em um ano
Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo