Argentina suspende novas exportações de milho até março/21

Publicado em 30/12/2020 16:12 e atualizado em 01/01/2021 11:44

A greve dos trabalhadores dos portos na Argentina já acabou, mas o cenário conturbado deve seguir nos próximos meses, pelo menos do setor do milho. Isso porque o Governo Nacional Argentina informou nesta quarta-feira (30) que suspendeu os registros de Declaraçoes de Vendas ao Exterior de Milho.

A medida será válida para volumes ainda do ciclo 2019/20, ficando vigente até o primeiro dia do mês de maio, quando começa formalmente a nova campanha do cereal 2020/21.

“Essa decisão se baseia na necessidade de garantir o abastecimento de grãos para os setores que os utilizam como matéria-prima em seus processos de transformação, basicamente a produção de proteína animal como carne de porco, frango, ovos, leite e confinamento , onde a cereal representa um componente significativo de seus custos de produção ”, explicou o Ministério da Agricultura da Argentina.

Até o momento, o país vizinho registrou exportações de 34,23 milhões de toneladas de milho para a safra 2019/20 sobre um total exportável teórico de 38,50 milhões de toneladas, o que representa 89% dele.

“O objetivo da medida é que as restantes 4,27 milhões de toneladas fiquem disponíveis para consumo interno, de forma a garantir o abastecimento durante os meses de verão, quando a oferta do cereal tende a ser escassa”, acrescentou o Ministro da Agricultura argentino, Luis Basterra.

A medida poderá ser revista a qualquer momento, dependendo da evolução da oferta e da demanda, e das perspectivas pra a safra de milho 2020/21.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: Mercado no Brasil tem semana de firmeza nos últimos dias, mas ainda pode sentir pressão no 1º semestre
Milho: Mercado brasileiro deverá trazer melhores oportunidades de comercialização no 2º semestre
Milho sobe na B3 mais uma vez nesta 5ª feira, acompanhando Chicago e o dólar
Milho Paulista: Valor da Produção Agropecuária cresce 26% em 2025
Futuros do milho acompanham a soja e registram elevações em Chicago nesta quinta-feira
Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025