Conab vende mais de 140 mil t de milho para pequenos criadores em 2020

Publicado em 14/01/2021 09:55

A comercialização de milho dos estoques do governo federal pôde beneficiar mais de 16 mil pequenos criadores de todas as regiões brasileiras. As vendas realizadas em 2020 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), superaram as 144 mil toneladas, aumento de cerca de 7% sobre o volume do cereal vendido em 2019.

As operações geraram uma receita de   R$ 141,2  milhões, valores que tiveram origem em grande parte do Nordeste, região para onde foi destinada mais de 100 mil toneladas do milho e atendido o maior número de clientes (11 mil). O Ceará registrou o maior volume comercializado, superando a marca de 30 mil toneladas, seguido do Rio Grande do Norte com cerca de 20 mil toneladas e do Rio Grande do Sul com a venda de 16 aproximadamente 16 mil toneladas.

O programa, operacionalizado pela Conab,  permite que criadores rurais de pequeno porte de aves, suínos, caprinos e outros tenham acesso aos estoques de milho do governo de forma direta e a preços similares aos das praças de comercialização.  Com isso, ajuda na manutenção dos negócios, na geração de emprego e renda, evitando a migração para os grandes centros urbanos. 

Além disso, o ProVB contribui para a renovação dos estoques, reduzindo a depreciação comercial dos produtos, a partir da remoção dos produtos armazenados em armazéns próprios e credenciados localizados na região Centro-Oeste para o público consumidor.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Demanda por exportação e mercado interno impulsionam milho que sobe na B3 nesta 6ªfeira e fecha semanal em alta
Demanda aquecida nos EUA sustenta cotações do milho com alta em Chicago nesta sexta-feira
Futuros do milho buscam recuperação nesta sexta-feira após últimas quedas em Chicago
Em quinta-feira de aversão ao risco, milho realiza lucros e registra perdas em Chicago
IGC reduz previsão para safra global de milho após ondas de calor na Europa
Após ganhos noturnos, futuros do milho realizam lucros e passam a recuar em Chicago nesta quinta-feira