Início da colheita do milho em MT pode impulsionar preço do frete no estado, diz Imea

Publicado em 08/06/2021 13:40

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que, diante das primeiras colheitas de milho no Mato Grosso, a tendência da demanda por carretas é aumentar e impulsionar uma elevação no preço do frete.

De acordo com a publicação, o preço do frete no estado aumenta já que a maior parte da produção mato-grossense é escoada pelas rodovias. “Para a cultura do milho, este período acontece entre a segunda quinzena de junho e a última de julho, em que a colheita costuma apresentar maiores evoluções semanais, e quando a necessidade de escoar o grão aumenta”.

No primeiro quadrimestre do ano, o preço do frete apresentou alta de 17,35% se comparado a média dos últimos 3 anos e de 16,16% ante o ano de 2020. “Deste modo, o valor do frete pode ganhar força com o avanço da colheita e a necessidade de escoamento para o cumprimento dos contratos, podendo atingir patamares ainda mais elevados”, diz o Imea.

Enquanto isso, o indicador Imea registrou recuou de 1,12% no comparativo semanal. Assim, o preço disponível do milho no estado ficou cotado em média a R$ 74,25 a saca.

Confira o relatório completo no site do Imea.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira