Chuva impediu RS de terminar colheita do milho enquanto preço da saca cai no estado, diz Emater

Publicado em 01/07/2021 17:39

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, as atividades de colheita estão na fase final em diversas regiões.

Na regional de Bagé a colheita avançou até 24 de junho e foi interrompida devido a chuva. “Produtores encaminham a conclusão da colheita nos próximos dias em função das perdas decorrentes do tombamento de plantas nas lavouras e da umidade elevada nos grãos, que intensifica as perdas de qualidade pelo desenvolvimento de fungos, especialmente nas cultivares com empalhamento deficiente”.

Em Soledade, resta apenas 1% para ser colhido nas lavouras tardias. Já em Pelotas, a colheita está em 85% com rendimentos chegando à 93,13 sacas por hectare. “Muitas áreas superaram a produtividade de seis mil quilos por hectare. Os maiores compradores de milho na região ainda têm muita soja estocada, dificultando e atrasando a compra e o recebimento do milho”, detalha a publicação.

Do lado do mercado, a Emater aponta que, o preço médio da saca de milho caiu 2,65% na semana e chegou em R$ 77,56. Já o preço do produto disponível em Cruz Alta se manteve estável em R$ 80,00.

“O milho enfrentou quedas nas cotações internacionais para os futuros de julho, que balizam as cotações locais. A queda do dólar também influencia a redução do preço no mercado local, e isso pode significar menor área semeada na próxima safra frente à expectativa de forte evolução da área cultivada na região, já que os insumos sofreram elevado acréscimo nos últimos meses”, diz a Emater. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS