Zoneamento para plantio do milho safra começa no RS, mas temperaturas baixas impedem início dos trabalhos, diz Emater

Publicado em 05/08/2021 17:22

O começo do mês de agosto marca também a abertura do Zoneamento de Risco Climático para o plantio do milho safra em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Porém, até o momento as baixas temperaturas registradas impedem o início das atividades, conforme relata a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal.

Na região de Ijuí, por exemplo, os municípios do Celeiro já poderiam plantar o cereal, mas os produtores aguardam condições mais propícias à realização do plantio, visto que temperaturas muito baixas podem comprometer a germinação das sementes. 

Situação semelhante é vivida nas regionais de Santa Rosa, onde somente a semeadura somente será realizada quando houver umidade adequada do solo e da Fronteira Oeste, onde as temperaturas muito baixas e a falta de umidade adequada dos solos para cultivos não irrigados inviabilizaram os primeiros plantios.

Por outro lado, alguns municípios costeiros ao rio Uruguai conseguiram antecipar o plantio da safra, mas as baixas temperaturas de julho dificultaram a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras.

Enquanto isso, as regiões de Ijuí, Santa Rosa e Bagé seguem em entressafra, com produtores dando continuidade ao manejo das plantas de cobertura.

De olho no mercado, a Emater aponta que o preço médio do milho segue em alta no Rio Grande do Sul, com aumento de 1,19% em relação ao da semana anterior, passando de R$ 88,33 para R$ 89,38/sc.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS