Chuva impede término do plantio do milho em algumas regiões do Paraná, diz Deral

Publicado em 08/11/2022 15:37

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.                        

O relatório semanal apontou que, 93% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (07). Deste total, 5% ainda estão em germinação e 95% já avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo.     

As regiões que ainda não terminaram a semeadura são Curitiba (70%), União da Vitória (75%), Ivaiporã (80%), Irati (95%), Campo Mourão e Francisco Beltrão (96%), Cascavel, Guarapuava e Laranjeiras do Sul (98%) e Apucarana (99%). 

Olhando para as condições das lavouras, o Deral classifica 92% delas como em boas condições, 5% como médias e 1% como ruins.  

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, o plantio das culturas de verão foi interrompido após as intensas chuvas e ventos fortes na região Norte. 

Enquanto isso, o plantio do milho se aproxima do fim nas regiões Oeste e Centro-Oeste. “Os dias chuvosos e nublados atrasaram o desenvolvimento das culturas, mas espera-se que com a melhora das condições climáticas isso seja normalizado”. 

Também restam poucas áreas para encerrar o plantio do milho verão na região Noroeste, onde as lavouras já semeadas apresentam bom desenvolvimento. 

Na região Sul, o plantio avançou, mas o clima adverso está prejudicando a germinação e o desenvolvimento nas áreas já implantadas, devendo ocorrer alguns replantios. 

Por fim, na região Sudoeste, o plantio do milho já foi finalizado e, por enquanto, não há relatos de problemas com as cigarrinhas. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico