Plantio milho chega em 99% no Paraná; região Sul já tem perda de potencial produtivo

Publicado em 29/11/2022 15:17

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.                          

O relatório semanal apontou que, 99% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (28). Deste total, 4% ainda estão em germinação, 82% avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo, 14% chegaram à floração e 1% já está em frutificação.  

Olhando para as condições das lavouras, o Deral classifica 83% delas como em boas condições, 15% como médias e 2% como ruins.    

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, as atividades de plantio das culturas de verão devem ser encerradas em breve na região Norte, aproveitando as condições de umidade de solo. 

“A soja e o milho estão em desenvolvimento vegetativo, com algumas áreas pontuais em início de floração”, pontua. 

O milho primeira safra também está, em sua maioria, em desenvolvimento vegetativo, com algumas áreas em floração, nas regiões Oeste e Centro-Oeste. Por lá, os produtores seguem fazendo manejo contra pragas, doenças e plantas daninhas. 

Na região Sul, as primeiras áreas entraram em floração e os técnicos de campo já projetam menor potencial produtivo em função do excesso de chuvas, que provocou perdas na adubação e atraso no ciclo da cultura. 

Por fim, as lavouras de milho estão melhorando, e uma parcela das áreas está em fase de floração na região Sudoeste. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DDG ganha espaço no mercado e amplia oportunidades para a cadeia do milho em Mato Grosso
Ainda olhando para o clima dos EUA e da Europa, futuros do milho estendem ganhos em Chicago nesta terça-feira
Clima preocupa para safra dos EUA e futuros do milho em Chicago disparam 3,7% nesta segunda-feira
Três primeiros dias de julho/26 registram exportação de milho abaixo da média de julho/25
Clima nos EUA pesa no mercado e milho se valoriza quase 4% em Chicago nesta segunda-feira
Futuros do milho voltam do feriado nos EUA registrando ganhos de dois dígitos em Chicago