Plantio do milho segue atrasado no Mato Grosso e passa da metade há apenas poucos dias do fim da janela

Publicado em 22/02/2023 10:38
Imea indica que cerca de 30% da área pode ficar fora do período ideal de semeadura, que se encerra dia 28 de fevereiro

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023.   

O levantamento aponta que o plantio da segunda safra de milho avançou 16,19 pontos percentuais na semana e encerrou a última sexta-feira (17) totalizando 50,28% da área projetada.  

Na comparação com o mesmo período da safra passada, o atraso é de 18,12 pontos percentuais, já que em 18 de fevereiro de 2022, 68,40% da safrinha de milho já estava semeada. Todas as regiões do estado apresentam lentidão com relação ao ciclo anterior. 

“Essa menor evolução dos trabalhos a campo foi provocada pelos altos níveis de precipitações que dificultaram o avanço na colheita da soja e comprometeram a semeadura do milho de segunda safra”, explica o Imea. 

Devido a essa lentidão, os técnicos do Instituto estimam que mais de 69,23% das áreas previstas para a safra serão semeadas dentro da janela ideal de plantio. 

“Vale destacar, que o avanço da semeadura nas próximas semanas e os volumes pluviométricos serão fatores decisivos, uma vez que o fim da janela ideal no estado é até o dia 28 de fevereiro”, diz o relatório. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado