Plantio do milho segue atrasado no Mato Grosso e passa da metade há apenas poucos dias do fim da janela

Publicado em 22/02/2023 10:38
Imea indica que cerca de 30% da área pode ficar fora do período ideal de semeadura, que se encerra dia 28 de fevereiro

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023.   

O levantamento aponta que o plantio da segunda safra de milho avançou 16,19 pontos percentuais na semana e encerrou a última sexta-feira (17) totalizando 50,28% da área projetada.  

Na comparação com o mesmo período da safra passada, o atraso é de 18,12 pontos percentuais, já que em 18 de fevereiro de 2022, 68,40% da safrinha de milho já estava semeada. Todas as regiões do estado apresentam lentidão com relação ao ciclo anterior. 

“Essa menor evolução dos trabalhos a campo foi provocada pelos altos níveis de precipitações que dificultaram o avanço na colheita da soja e comprometeram a semeadura do milho de segunda safra”, explica o Imea. 

Devido a essa lentidão, os técnicos do Instituto estimam que mais de 69,23% das áreas previstas para a safra serão semeadas dentro da janela ideal de plantio. 

“Vale destacar, que o avanço da semeadura nas próximas semanas e os volumes pluviométricos serão fatores decisivos, uma vez que o fim da janela ideal no estado é até o dia 28 de fevereiro”, diz o relatório. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha a segunda-feira com leves ganhos em Chicago e acumula altas mensais de quase 17%
Futuros do milho se movimentam pouco nas Bolsas desta segunda-feira
Milho recua em Chicago pressionado pelo trigo nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Indicador sobe quase 6% na parcial de agosto
Colheita de milho do Brasil avança para 88,4% da área total, diz Pátria AgroNegócios
Milho acumula alta superior a 5% em Chicago na semana e analista vê espaço para novos ganhos