Falta de chuvas começa a preocupar desenvolvimento do milho no Paraná, relata Deral

Publicado em 23/05/2023 16:28

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.          

De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho já tem 2% das lavouras em maturação, 39% em frutificação, 37% em floração e 22% ainda em descanso vegetativo.  

Os técnicos do Deral classificam 91% das lavouras como em boas condições e 9% das lavouras em médias.       

Já nas áreas da primeira safra, 98% do total foi colhido até o momento, enquanto todo o restante está em maturação. Das lavouras ainda em campo, 80% estão classificadas como em boas condições e 20% em médias.        

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que 20% das lavouras da safrinha entraram em frutificação na região Norte, que apresenta dificuldades na comercialização do milho verão devido aos preços regionais após a colheita. 

As lavouras das regiões Noroeste e Centro-Oeste ainda estão em fases que requerem umidade para completar o ciclo de desenvolvimento vegetativo, florescimento e frutificação. “Já foram registradas perdas em lavouras de milho cultivadas em solos mais arenosos”, destaca o Deral. 

Já nas regiões Oeste e Sudoeste, a última semana de temperaturas amenas, com variações significativas ao longo do dia, permitiu bom desenvolvimento para as lavouras de milho. Porém, os técnicos apontam que, as previsões de pouca chuva para os próximos dias estão gerando preocupação. 

O não registro de chuvas significativas na última semana também afetou as lavouras de milho da região Sul, onde o solo seco está prejudicando as culturas de segunda safra, especialmente o milho que está em fase de formação de grãos.  

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Futuros do milho abrem a segunda-feira estendendo os ganhos na B3
Radar Investimentos: A queda de braço entre compradores e vendedores no milho spot
Milho/Cepea: Preços iniciam maio mais firmes
Preço do milho acumula alta semanal de até 3,8% na B3
Milho: USDA estima safra 2024/25 mundial menor do que a anterior