Colheita do milho avança na Argentina e BCBA espera produção 30% menor do que última safra

Publicado em 15/06/2023 15:57

Nesta quinta-feira (15), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, destacando que a colheita de milho se aproveitou da falta de chuvas para avançar no país.          

“A colheita do milho para destinação comercial do grão no centro do país está avançando, correspondendo ao plantio tardio do cereal. A ausência de chuvas e a redução da umidade ambiente permitiram que as praças atingissem a umidade ideal para a colheita”, aponta.       

Os dados da Bolsa são de que 37,5% da área já foi colhida, com uma produtividade média até aqui de 79,50 sacas por hectare, o que mantém a projeção de produção em 36 milhões de toneladas, 30% a menos do que a safra passada.   

“Os resultados obtidos até o momento continuam bastante negativos, portanto a atual estimativa de produção pode sofrer ajustes nas próximas semanas”, ressalta a BCBA.        

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 7% em condições boas ou excelentes, 41% normais e 52% regulares ou ruins. Além disso, 56% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 44% regular ou seca.     

Na semana passada, esses índices eram de 5% boas ou excelentes, 42% médias e 53% ruins. Do lado das condições hídricas, 58% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 42% com regulares ou secas.   

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago
3tentos atualiza projeções e anuncia, no 3tentos Day, nova indústria de processamento de milho no Pará