China mantém projeções para produção de milho e soja, alerta sobre amendoim

Publicado em 11/08/2023 11:24

 

Por Qin Ningwei e Andrew Hayley

PEQUIM (Reuters) - A China manteve na sexta-feira sua estimativa de produção de milho e soja para 2023/24 inalterada, apesar das inundações nas principais áreas de cultivo, mas alertou para o impacto das fortes chuvas na produção de amendoim.

A previsão de milho permaneceu em 282,34 milhões de toneladas, enquanto a soja ficou em 21,46 milhões de toneladas, disse o Ministério da Agricultura em suas estimativas mensais de oferta e demanda agrícola da China (CASDE).

Embora as fortes chuvas tenham causado um alagamento relativamente grave em alguns campos de milho, também aliviaram uma seca que vinha afetando a safra, disse o ministério.

A umidade da soja em áreas importantes do nordeste da China está próxima ou até melhor do que o normal, e o impacto das enchentes é relativamente pequeno para a safra, de acordo com o relatório.

As fortes chuvas afetaram 258.000 hectares da área semeada de Heilongjiang, maior produtora de grãos da China, na quarta-feira, quase 2% da área total semeada da província.

Heilongjiang produziu 15,2% do milho da China e 43,8% de sua soja em 2021, mostraram dados oficiais.

As enchentes também atingiram a província de Jilin, no nordeste do país, que produziu 12% do milho do país em 2021. A área afetada ainda não foi divulgada.

As fortes chuvas também afetaram 319.700 hectares de terras agrícolas em Hebei, revelaram autoridades locais na sexta-feira. A província produziu 7,6% do milho do país em 2021.

O relatório disse que a produção de amendoim precisa ser rastreada e avaliada, pois os tufões e as fortes chuvas afetaram a maioria das principais áreas de cultivo da oleaginosa.

As quatro principais regiões de amendoim na China são Henan no centro do país, Shandong no norte, Liaoning no nordeste e Guangdong no sul.

O ministério também cortou a previsão de importação de açúcar para 2022/23 para 3,8 milhões de toneladas, já que o custo do produto importado continua acima do preço spot doméstico.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais