Safras & Mercado eleva estimativas para produção de soja e milho do Brasil

Publicado em 12/04/2024 13:09

 

SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria Safras & Mercado elevou nesta sexta-feira sua expectativa para as colheitas brasileiras de soja e milho da temporada 2023/24.

Em relatório, a Safras afirmou que agora vê a colheita de soja do Brasil em 2023/24 em 151,25 milhões de toneladas, ante 148,60 milhões na projeção anterior, com melhores produtividades apuradas.

"O avanço dos trabalhos de colheita em todo o país revela a realidade da safra brasileira, trazendo a necessidade de novos ajustes nas produtividades médias esperadas para alguns Estados do país", disse o analista e consultor de Safras, Luiz Fernando Gutierrez Roque, em nota.

Segundo ele, no Sul o destaque ficou com ajuste positivo no Estado do Rio Grande do Sul, "com grande parte das lavouras demonstrando um ótimo potencial".

No Centro-Oeste, há um aumento da produtividade média esperada para o Mato Grosso, onde as lavouras semeadas e colhidas mais tardiamente trouxeram resultados muito melhores que as semeadas precocemente, beneficiadas pela melhora climática registrada a partir de janeiro, acrescentou.

Apesar do ajuste, a Safras vê retração de 4,2% sobre a safra da temporada anterior, que atingiu um recorde de 157,83 milhões de toneladas, conforme a consultoria.

MILHO

A produção total de milho do Brasil em 2023/24 foi estimada em 126,13 milhões de toneladas, ante 125,86 milhões na estimativa anterior.

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Paulo Molinari, o ajuste para cima nos números, mesmo com a manutenção da estimativa da safra de verão e do corte na projeção da safrinha, leva em conta a melhora na estimativa da produção nas regiões Norte e Nordeste.

O volume colhido, contudo, ficará aquém das 140 milhões de toneladas colhidas na temporada 2022/23, segundo números da consultoria.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico