Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho

Publicado em 08/05/2024 15:51

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, marcou presença no Congresso Abramilho 2024, realizado nesta quarta-feira (05/08) em Brasília. O evento reuniu especialistas e autoridades para discutir temas cruciais para o setor agrícola brasileiro, com foco especial na produção de milho.

Durante o congresso, Tomain enfatizou a significância do milho para o agronegócio do país e como a cultura tem afetado o setor nos últimos anos. "A produção do milho brasileiro tem sido impulsionada pelo uso tecnológico e pela ciência. E esse congresso nos possibilita evoluir nas discussões, reunir possíveis soluções e ainda levar informação. Temos vocação e potencial para enfrentar os desafios e alavancar o setor", destacou o presidente .

Além disso, Tomain reiterou o compromisso da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) em defender os interesses do agronegócio mato-grossense e brasileiro, colocando-se à disposição dos produtores rurais para enfrentar os desafios do setor.

Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre o "Cenário Atual do Agro em 2024", com Xico Graciano, onde foram abordadas as dificuldades dos produtores, acesso ao crédito, seguro e armazenamento, bem como desafios, oportunidades e o setor agrícola de modo geral. O painel internacional trouxe à tona questões ambientais, abertura de novos mercados, imagem do agro no exterior, sorgo e DDG.

Destacando a importância do evento, o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, ressaltou que os participantes tiveram a chance de debater temas que irão impactar diretamente a produção, o mercado e a política do agro.

O Congresso Abramilho 2024 também contou com a solenidade de posse do presidente eleito da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), Paulo Bertolini.

A tarde promete mais discussões importantes, com destaque para o painel de Segurança Alimentar e Renda, equilíbrio entre mercado interno e externo, previsão de safra, preços e incentivos para aumentar o consumo de milho no Brasil. O Painel Tecnológico abordará legislações e acordos nacionais e internacionais para o crescimento da produção de milho brasileiro, reavaliação de produtos, novas tecnologias e bioinsumos, entre outros temas.

A presença ativa do presidente Vilmondes Tomain e demais participantes reflete o compromisso do setor agrícola em buscar soluções e promover o desenvolvimento sustentável da produção de milho no Brasil.

Fonte: Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 acumula queda de 2% na semana, mas fecha maio subindo até 3,6%
Itaú BBA destaca curva de preços do milho mais pressionados no curto prazo, mas em melhores posições na virada de ano
Cultivo do milho no polo de Paragominas tem potencial de crescimento com chegada das agroindústrias. Pesquisa ainda tenta resolver alguns gargalos na produção
Com apoio do trigo, milho começa a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: A expectativa de que a Argentina comece a exportar milho para a China influenciou os negócios