Milho: Cultura encontra-se vulnerável com seca no RS - Emater

Publicado em 12/12/2008 20:11

Junto com a cultura do feijão, o milho é outra cultura que se encontra em vulnerabilidade face à estiagem que ocorre em parte do território gaúcho. Nas regiões mais afetadas, começam a ficar nítidas nas lavouras em floração e formação das espigas, as conseqüências do prolongado período que essas se encontram sob estresse hídrico.

Em algumas delas é visível a queda do potencial produtivo.

Embora as informações colhidas ainda não permitam conclusões mais precisas, os primeiros números, referentes à primeira quinzena de dezembro, indicam tendência de diminuição da produtividade média esperada inicialmente, na ordem 10% a 20% nas regiões mais afetadas pela estiagem (Norte e Noroeste). Nas demais, a tendência ainda é de manutenção das previsões iniciais.

Além do clima, outro fator que preocupa bastante o produtor é a perspectiva de negociar a safra que se aproxima (a colheita deverá iniciar em fins de dezembro) com os preços em patamares desfavoráveis. O produto segue com as cotações em baixa e desvalorizações a cada semana. Nessa última, o preço médio da saca de 60 kg caiu 0,16%, para R$ 18,56. A defasagem em relação ao preço do ano passado é de 31,99%. As informações partem da Assessoria de Imprensa da Emater.

Fonte: IG / Último Segundo

Tags:

Fonte: IG / Último Segundo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do milho encerra a sessão desta 3ª feira com baixas em Chicago
Paraguai registra quebra de até 40% no milho safrinha, com possibilidade de ampliação, segundo liderança local
Milho abre a terça-feira se mantendo em alta na B3
Com as mudanças climáticas, inseto cigarrinha assola campos de milho da Argentina
Radar Investimentos: A comercialização de milho no mercado spot flui mais no Centro-Oeste