Produtor do Mato Grosso vai precisar de mais milho para cobrir os custos da próxima safra 24/25, aponta Imea

Publicado em 23/07/2024 10:34
Alta do pacote tecnológico do ciclo futuro elevou Ponto de Equilíbrio para custear a próxima temporada de milho

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que o produtor de milho do Mato Grosso terá que utilizar mais sacas de milho para cobrir seus custos na próxima safra 2024/25. 

O levantamento do projeto Acapa-MT apontou que o Custo Operacional Efetivo do milho na safra 2024/25 fechou o mês de junho/24 em R$ 4.589,36 por hectare, alta de 0,24% ante o registrado em maio/24. 

“Levando em consideração o preço ponderado de junho/24 do milho em R$ 35,99 a saca, o produtor terá que produzir 127,52 sacas por hectare na safra 2024/25. Quando comparada com a 2023/24, a despesa aumentou 6,13 sc/ha, puxada pela alta do pacote tecnológico no ciclo futuro”, aponta o Imea. 

A publicação ainda destaca que, quando acrescentados os custos com depreciação e pró-labore, o agricultor terá que produzir, na média, 142,44 sc/ha para cobrir o Custo Operacional Total. 

“Vale ressaltar que o Imea ainda não possui estimativa de produtividade para a próxima safra (24/25), mas, levando em consideração a média de produtividade das últimas 3 safras (110,85 sc/ha), o produtor cobrirá apenas o custeio da temporada”, analisam os técnicos do Imea.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Futuros do milho recuam na B3 nesta sexta-feira com mercado esperando entrada maior da safrinha
Brasil fecha junho/26 exportando 17,85% mais milho do que em junho/25
Janela mais curta do milho safrinha e custos elevados aumentam pressão sobre rentabilidade no campo
Abramilho destaca colheita do milho avançando lentamente e alerta para problemas de qualidade do grão
Milho: B3 fecha 5ª feira em queda, enquanto Bolsa de Chicago termina negócios em campo misto
Chicago segue com valorizações para o milho nesta quinta-feira de olho no clima e no USDA