Milho é afetado pela seca em São Paulo

Publicado em 02/01/2009 14:11 1141 exibições
O milho é uma das culturas mais afetadas pela estiagem que atinge o centro-oeste de São Paulo. Vendo a plantação do alto não é possível ter a noção do prejuízo, mas é só entrar no milharal para perceber que o estrago causado pela escassez de chuva foi devastador.

“Dá vontade de chorar, porque é um ano que a gente perdeu, mais um ano”, diz Marcos Néspolo, agricultor.

Marcos plantou 56 hectares de milho e, devido a seca, não vai colher nada nesta safra. “A gente estimava a produção aproximada de 100 sacas por hectare e hoje ela é zero. A produção é de perda de 100%. A gente tinha a esperança de saldar as dívidas nos bancos, de financiamentos que a gente tem, dívidas prorrogadas. Agora, infelizmente nós não sabemos o que fazer”, afirma ele.

No mês de dezembro, a região do Vale do Paranapanema registrou uma média de 50 milímetros de chuva. Apenas um terço do que seria o ideal. Com isso, os produtores de milho calculam uma perda de 80% nas lavouras nesta safra de verão e já começa a derrubar as plantações.

“Isso daqui já está com 100% de perda, então ficou inviável deixar. Então, na minha opinião, eu tenho que eliminar, destruir isso daí, para ver se eu planto outro”, acredita Bendito Prudente, agricultor.

Fonte: Globo Rural

Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário