Plantio do milho no Paraná salta 17 pontos percentuais na semana, aponta Deral

Publicado em 17/09/2024 13:42
Algumas regiões já apresentam alta pressão de pragas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                                               

De acordo com o levantamento, 46% das lavouras da primeira safra de milho 2024/25 já foram plantadas no estado, avançando dos 29% da semana passada. 

As regionais mais adiantadas na semeadura são Umuarama (100%), Ponta Grossa (75%), Francisco Beltrão e Pato Branco (70%), Guarapuava (61%) e Irati (45%). 

As áreas já em campo se dividem entre 40% ainda em germinação e 60% já em desenvolvimento vegetativo. Os técnicos do Deral ainda classificaram 97% das áreas como em boas condições e 3% como em médias.  

“A baixa umidade do solo e as altas temperaturas não desanimaram completamente os produtores, que continuaram o plantio de milho mesmo nessas condições”, apontam os técnicos do Deral.  

A publicação também relata que, “a confirmação das chuvas trouxe alívio e espera-se que ofereçam suporte para a germinação e o desenvolvimento inicial da cultura”. 

Mesmo que ainda no início do ciclo, a pressão de pragas já é ponto preocupante para o milho verão paranaense. “Parte das lavouras em desenvolvimento apresenta grande incidência de cigarrinhas e tripes”, relatam os técnicos do Deral. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago
3tentos atualiza projeções e anuncia, no 3tentos Day, nova indústria de processamento de milho no Pará