Primeiras áreas da segunda safra de milho entram na fase de maturação, aponta Conab

Publicado em 06/05/2025 10:32

O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra segue avançando no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (04), 1% das lavouras já estavam em fase de maturação.  

Ao mesmo tempo, 44,3% estão em enchimento de grãos, 43,6% em floração e 11% de desenvolvimento vegetativo. 

Os técnicos da Conab destacam que, a maioria das lavouras apresenta boas condições no Mato Grosso. Já no Paraná, a redução das precipitações afeta o potencial produtivo da cultura em grande parte do estado. 

No Mato Grosso do Sul, apesar da redução das chuvas, a maioria das lavouras ainda tem umidade disponível no solo, e em Goiás, as lavouras têm bom desenvolvimento mesmo com a redução das precipitações. 

Enquanto isso, os trabalhos de colheita da safra de verão atingiram 73,3% do total cultivado, saltando dos 71,9% da última semana e se mantendo a frente dos 68,1% registrados no mesmo período de 2024 e dos 71,4% da média dos últimos cinco anos.   

Os estados mais adiantados na colheita são São Paulo (100%), Paraná (96,6%), Santa Catarina (94,2%), Rio Grande do Sul (85,2%), Minas Gerais (83,6%), Bahia (61,4%), Goiás (53%), Maranhão (13,4%) e Piauí (10,2%).  

Das áreas que continuam em campo, 18,4% estão em maturação, 7,8% em enchimento de grãos e 0,5% seguem em floração.  

Os técnicos da Conab apontam que as produtividades seguem elevadas em Minas Gerais, enquanto as atividades foram retomadas no Rio Grande do Sul devido ao avanço da colheita da soja. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago
3tentos atualiza projeções e anuncia, no 3tentos Day, nova indústria de processamento de milho no Pará