Colheita do milho avança no Paraná e Deral destaca problemas de produtividade em algumas regiões
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
Para a segunda safra de milho, 40% das lavouras já foram colhidas e o restante das áreas se dividem entre 84% em maturação e 16% em frutificação. Na semana passada, as áreas colhidas eram 29%.
Os técnicos do Deral classificaram ainda 63% dessas áreas como em boas condições, 21% como médias e 16% como ruins.
O relatório do Departamento indica que ainda que pese a preocupação em reduzir a umidade dos grãos antes da colheita, os trabalhos avançam em praticamente todas as regiões do estado, com destaque para o Oeste.
"As produtividades obtidas estão, em sua maioria, dentro das expectativas, salvo nas lavouras afetadas pela seca no início do ciclo. No entanto, continuam sendo contabilizadas perdas causadas pelas geadas: há relatos de perdas totais em áreas destinadas à silagem, além da uniformização das lavouras, o que pode gerar uma concentração da colheita e comprometimento da qualidade dos grãos”, destacam os técnicos de Departamento.