Colheita do milho avança no Paraná e Deral destaca problemas de produtividade em algumas regiões

Publicado em 15/07/2025 14:36 e atualizado em 15/07/2025 16:50

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.               

Para a segunda safra de milho, 40% das lavouras já foram colhidas e o restante das áreas se dividem entre 84% em maturação e 16% em frutificação. Na semana passada, as áreas colhidas eram 29%.    

Os técnicos do Deral classificaram ainda 63% dessas áreas como em boas condições, 21% como médias e 16% como ruins.         

O relatório do Departamento indica que ainda que pese a preocupação em reduzir a umidade dos grãos antes da colheita, os trabalhos avançam em praticamente todas as regiões do estado, com destaque para o Oeste. 

"As produtividades obtidas estão, em sua maioria, dentro das expectativas, salvo nas lavouras afetadas pela seca no início do ciclo. No entanto, continuam sendo contabilizadas perdas causadas pelas geadas: há relatos de perdas totais em áreas destinadas à silagem, além da uniformização das lavouras, o que pode gerar uma concentração da colheita e comprometimento da qualidade dos grãos”, destacam os técnicos de Departamento. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho futuro fecham a semana acumulando perdas de até 3% na B3
Safras & Mercado reduz colheita de milho do Brasil, mas ainda vê leve avanço anual
Petróleo e dólar pressionaram quedas nos preços no milho ao longo dessa semana
Milho: B3 volta a subir nesta 5ª feira com clima preocupando para safrinha
Milho cai mais de 2% em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando forte baixa do petróleo
Tamanho da safrinha de milho gera muitas incertezas no BR e mercado ainda não precificou perdas