Plantio de milho avança em bom ritmo na Argentina antes de tempestades, diz bolsa
BUENOS AIRES (Reuters) - O plantio de milho para a temporada 2025/26 estava avançando rapidamente esta semana nas principais áreas agrícolas da Argentina, devido às previsões de tempestades no próximo fim de semana, o que colocaria uma pausa no trabalho, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) na quinta-feira.
A Argentina é o terceiro maior exportador de milho do mundo e, para a atual temporada, a bolsa estima uma área plantada com o cereal de 7,8 milhões de hectares, a segunda maior na história do país sul-americano.
"A proximidade de uma nova frente de tempestade (...) gerou uma dinâmica acelerada nos trabalhos, buscando aproveitar as condições atuais do solo", disse o BdeC em seu relatório semanal de safra, no qual observou que 6,2% da área planejada foi semeada.
Com relação ao trigo 2025/26, a bolsa disse que, embora em algumas regiões haja casos de doenças causadas pelo excesso de umidade no solo, 97,1% dos 6,7 milhões de hectares plantados com o cereal apresentam condições normais a excelentes.
A colheita do trigo começa em novembro e termina em janeiro na Argentina.
(Por Maximilian Heath)