Plantio do milho verão passa de 70% no Brasil

Publicado em 09/12/2025 11:02
Conab destaca impacto do clima nas atividades de campo

As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (5), 71,3% das áreas de verão já haviam sido semeadas.          

O índice subiu dos 65,9% registrados até a semana passada, mas fica menor dos 72,2% do mesmo período de 2024 e a frente dos 69,1% da média dos últimos cinco anos.          

O estado com trabalhos mais adiantados é Paraná, com 100% já finalizado, seguido por Santa Catarina (98,9%), São Paulo (90%), Rio Grande do Sul (87%), Minas Gerais (85,2%), Bahia (71%), Goiás (70%), Maranhão e Piauí (4%).   

Até aqui, 9,7% das áreas ainda estão em emergência, 60,5% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 19,1% estão em floração, 10,2% avançaram para enchimento de grãos e 0,5% já chegaram na maturação.     

Os técnicos da Conab destacam que o plantio acelerou em Minas Gerais com o retorno das precipitações e segue avançando na Bahia, Maranhão e Piauí, mesmo com irregularidade das chuvas. 

Já a falta de chuvas paralisou as atividades de semeadura no Rio Grande do Sul, mas permitiu a realização dos tratos culturais no Paraná. 

Enquanto isso, Santa Catarina está na reta final de plantio e São Paulo e Goiás apresentam bom desenvolvimento das lavouras. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O milho fecha a semana com ganhos na bolsa de Chicago
Milho trabalha de forma mista e safra brasileira passa por momento desafiador
Embaixador da China participa de painéis no 4º Congresso Abramilho
Milho: Mercado recua em Chicago e na B3 nesta 5ª feira; chuvas começam a chegar para a safrinha no BR
Mercado do milho está dominado por incertezas e volatilidade tende a se manter
Milho sobe em Chicago e na B3 nesta 4ª feira, com petróleo e clima no radar