Governo apoia a comercialização de 800 mil toneladas de milho
Em toneladas, o milho é proveniente de Mato Grosso (totalizando 590 mil),Goiás e Distrito Federal, juntos (60 mil), Bahia (40 mil), Mato Grosso do Sul e Minas Gerais (30 mil cada) e dos estados do Maranhão, Piauí, Rondônia, Tocantins e Paraná (10 mil toneladas cada um).
“Desde janeiro, o Ministério da Agricultura apoiou mais de 7,8 milhões de toneladas para a comercialização do milho, quando mais de R$ 1 milhão foram destinados a essas operações. Só com leilões do PEP, foram comercializadas até agora volume superior a três milhões de toneladas, que correspondem a R$ 208,1 mil em gastos”, informa o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola do Mapa, José Maria dos Anjos.
Os arrematantes devem comprovar a aquisição de milho dos produtores rurais ou suas cooperativas, e também o escoamento do produto, em grãos ou seus derivados (se industrializados), para qualquer localidade determinada no aviso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
PEP -Instrumento que busca garantir ao agricultor o preço mínimo, sem a necessidade de o governo adquirir o produto. Nas operações, é indicada a região para escoamento do produto, de acordo com a necessidade de abastecimento do País. Por esse mecanismo, o governo executa a política de complementação do abastecimento para as regiões com déficit nessa área e melhora a distribuição dos produtos agrícolas. (Com informações do MAPA)
Confira a tabela Apoio à comercialização de milho desde janeiro de 2009
1 comentário
Preço do milho na B3 cai até 1,4% nesta quarta-feira, mas cotações da safra nova seguem subindo
Futuros do milho seguem subindo em Chicago após números do USDA de sexta-feira
Preço do milho abre a quarta-feira voltando a subir em Chicago
Milho: Segunda safra deve crescer em 2025; especialista dá dicas
Preço do milho na B3 tem leve recuo nesta terça-feira, mas cotações seguem sustentadas
Plantio da safrinha de milho vai a 2% no Paraná, enquanto colheita de verão ainda não soma 1%
Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT
RECEBER O PREÇO MINIMO,DEVERIA SER SIMPLES,,O PRODUTOR ENTREGA O MILHO NOS ARMAZENS CREDENCIADOS ,EMITE A NF E VAI RECEBER O QUE LHE É DEVIDO,,,,MAS A REALIDADE É OUTRA ,,A CONAB DIZ NÃO TER VERBA PARA AQUISIÇÃO ,,A G F,,,TEM MILHO DEPOSITADO A MAIS DE 30 DD EM ARMAZEM CREDENCIADO E A CONAB,NÃO RECONHECE ,,,PRECISA DO ULTIMO DOCUMENTO OU O PRIMEIRO,,TVN,,,,TERMO DE VISTORIA E NOTIFICAÇÃO,,,SEM ESSE DOCUMENTO O MILHO NÃO EXISTE
,,,,PREÇO MINIMO PARA A MAIORIA DOS PRODUTORES DO MT É VIRTUAL