Colheita atrasada pode trazer surpresas para a safra de milho nos EUA
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgou na quinta-feira (10) o seu relatório de oferta e demanda mundial. O documento do mês de dezembro não trouxe muitas novidades, entre outros motivos porque, como manda a tradição, o órgão não mexe nos números de oferta de soja e milho no país nessa altura do campeonato. Quer dizer, as estimativas de safra do cereal (clique aqui para ver o quadro de oferta e demanda) e da oleaginosa (clique aqui para ver o quadro de oferta e demanda) continuaram calculadas em, respectivamente, 328,19 milhões e 90,33 milhões de toneladas, que já haviam sido projetadas em novembro. A situação das duas culturas, contudo, é muito diferente.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Mesmo com muito atraso, os produtores norte-americanos conseguiram encerrar a colheita da oleaginosa no país e, apesar de o USDA ainda poder promover algum ajuste na estimativa de produção do grão, é bem provável que a safra de soja 2009/10 nos EUA fique mesmo em torno de 90 milhões de toneladas.
Para o milho, a história é diferente. Até o dia 06 de dezembro, os produtores norte-americanos ainda precisavam colher aproximadamente 12% da área plantada nesta temporada. O problema é que a neve já chegou aos estados mais ao norte do cinturão de produção norte-americano, impedindo a entrada das máquinas para o encerramento dos trabalhos de campo (clique aqui para ver as fotos que o analista de mercado da AgRural Fernando Muraro Jr. tirou lá em Illinois na semana passada).
Se o gelo não derreter nos próximos dias, as plantações de milho que ainda estão no campo só poderão ser colhidas na primavera. E aí, como diz o ditado, enquanto as lavouras estiverem no campo tudo será possível. Inclusive o registro de perdas. O que faz do número de produção de milho nos EUA mais uma incógnita a ser decifrada para quem milita no mercado de grãos.
0 comentário
Radar Investimentos: Preços do milho permanecem firmes
Com dólar em alta nesta segunda-feira, preços do milho estendem ganhos na B3
Em apenas 5 dias úteis, exportação de milho em dezembro já passa de 1 milhão de toneladas
Preço do milho segue com altas em Chicago e mercado aguarda redução dos estoques do USDA
Demanda nos EUA segue influenciando em altas para os preços do milho em Chicago
Radar Investimentos: Perspectiva de uma safra de milho cheia é reforçada pela agilidade na colheita da soja