Chuva ajuda no desenvolvimento das lavouras em São Paulo

Publicado em 20/01/2010 07:25
No campo, a expectativa é de uma boa produção

O agricultor Marcos Antunes está otimista com a lavoura de soja que vem se desenvolvendo bem. “Esse ano, está bem mesmo. Eu estou contente. Eu acho que a maioria dos produtores está contente. Não está faltando chuva. Eu acho que tem uma perspectiva boa de colheita este ano”, disse.

A mesma situação vive o produtor João Carlos Severino da Silva. Nesta safra, ele plantou 50 hectares de milho e espera colher 150 sacas de cada hectare. “Você percebe que este ano em que as chuvas têm vindo na hora o milho está dando até a pontinha. Devido ao tempo, que está bom, a expectativa é ter uma boa produção. No ano passado, as coisas foram meio difíceis. Tivemos seca e muitas perdas”, falou.

As chuvas regulares e o clima quente têm animado os produtores do centro-oeste paulista. As lavouras de milho e de soja estão bonitas. A tendência é que está safra seja a mais produtiva dos últimos quatro anos na região.

“Toda a cadeia está numa expectativa bastante grande. Tem produtores com débitos vencidos em banco e em revendas particulares. A gente imagina que caso se confirme essa tendência e seja uma boa safra, os produtores poderão sanar suas dívidas e toda a cadeia sai lucrando”, falou Sérgio Tambara, agrônomo da Cati.

Esse otimismo tem sentido. A Conab divulgou um boletim que avalia o impacto da chuva nas principais culturas. As precipitações acima da média histórica na região Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no centro-sul de Minas Gerais devem garantir uma boa safra de grãos.

Ainda segundo o relatório da Conab, a chuva só deve ficar abaixo da média numa faixa que engloba o extremo Norte do país e a faixa norte do Nordeste.

Tags:

Fonte: EPTV.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho começa o dia com baixa em Chicago e leve alta na B3
Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade
Milho começa semana com leves altas na B3 e estável na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23