Milho ameaçado

Publicado em 17/02/2010 08:28

O clima que beneficiou a safra de verão brasileira não será tão favorável à safrinha que está sendo plantada. A avaliação é do meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo ele, o Mato Grosso pode enfrentar veranicos e o Paraná pode ter problemas com o frio antecipado neste inverno. Juntos, os dois estados cultivam mais de 60% do milho safrinha do país.

“O Centro-Oeste, no Mato Grosso em especial, pode ter dificuldade com a chuva, que vai embora mais cedo este ano. No Centro-Sul, é o frio que chegará mais cedo. As primeiras ondas de baixas temperaturas acontecem a partir de abril”, relata Lazinski. Ele explica que o El Niño continua ativo nos próximos meses, mas começa a perder força. O resultado é a diminuição gradativa do volume de chuvas na porção Centro-Sul do país. “Continuarão acima da média durante o restante do ciclo de verão, mas nada tão exagerado quanto em janeiro”, esclarece.

A safra de verão, frisa o meteorologista, não deve ser prejudicada. Já a safrinha, pode sofrer com o frio antecipado. Temperaturas abaixo da média em abril e maio tendem a alongar o ciclo do milho e deixar a lavoura mais vulnerável a perdas. No Oeste do Paraná, há risco de geadas a partir de junho. A boa notícia, completa Lazinski, é que o clima frio com chuvas espaçadas é muito bom para o trigo.

No Centro-Oeste, também não há riscos para a safra de ve­rão, mas a antecipação da estação seca pode comprometer o enchimento dos grãos e tende a limitar a produtividade do milho safrinha. Em Mato Grosso, o cereal de inverno deve ocupar área 5,8% maior neste ano, num total de 1,7 milhão de hectares, segundo estimativa do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário