Clima é favorável ao desenvolvimento do milho safrinha em Mato Grosso

Publicado em 30/03/2010 17:35

Com a finalização do plantio de milho safrinha no Mato Grosso, a preocupação é como o tempo deve ficar nos próximos dias e meses, já que 17% das lavouras estão na fase de florescimento e 7% na fase de enchimento de grãos.

Segundo boletim da Somar Meteorologia, até agora, as condições meteorológicas foram favoráveis ao desenvolvimento das plantas, não sendo observada nenhuma anomalia que possa comprometer o bom rendimento das plantações. No entanto, os próximos 15 dias serão de tempo chuvoso, com volumes acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros. Desse modo, os solos terão boa capacidade hídrica para suprir a demanda de água das plantas durante esse período.

Mas o que está chamando a atenção é os baixos índices de chuvas previstos para os meses de abril e maio, quando 100% das lavouras estarão em estágios críticos ao déficit hídrico. E isso poderá comprometer o bom desempenho das lavouras, segundo a Somar, com reduções nos potenciais produtivos das plantas.

Safrinha no Paraná

O plantio da nova safrinha de milho no estado está quase finalizado, restando menos de 4% das áreas para serem semeadas e, até o momento, as condições meteorológicas são favoráveis ao desenvolvimento das plantas.

No entanto, como a atmosfera está ainda sob influência do El Niño, os próximos 10 dias e todo o mês de abril serão marcados por chuvas acima da média para o período, o que possibilitará a manutenção da umidade do solo e consequentemente o bom desenvolvimento das lavouras, de acordo com a Somar.

Chuvas acima da média e temperaturas ligeiramente quentes para a época poderão trazer maior incidência de doenças, como também impossibilitará um bom desenvolvimento do sistema radicular da planta. Mas isso não deverá trazer complicações aos produtores e, se as previsões climáticas estiverem certas, o estado deverá ter uma boa produção nessa safra.

Safrinha em São Paulo

O estado está com 60% das áreas destinadas ao cultivo do milho safrinha já plantadas. E, desse total, 80% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Diferentemente de Mato Grosso e do Paraná, São Paulo terá um clima dentro da média para os próximos 30 dias, com chuvas dentro da média para o período, condição que não preocupa os produtores e traz benefícios à produção de milho safrinha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário