MT: produtores já admitem perdas nas lavouras de milho por falta de chuva

Publicado em 23/04/2010 13:44
Aumenta a preocupação de produtores e cooperativas com o milho segunda safra em Mato Grosso. Pelo menos três regiões do médio-norte do estado - Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop - consultadas pela Agência SAFRAS admitem perda de produtividade em função da falta de chuva, com algumas localidades apontando inclusive para perdas irreversíveis.
Em Lucas do Rio Verde, um técnico de empresa fornecedora de produtos e serviços para o setor agrícola, diz que a região está sem chuva desde o início de abril. A última precipitação ocorreu dia 5 deste mês e atingiu 20mm. "A situação é preocupante. A maior parte das lavouras encontra-se em floração e não há previsão de chuva para os próximos dias", relata a fonte.

As regiões do médio norte e oeste, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Campo Novo, Sazepal e Campos de Júlio, respondem por 60% da produção de milho no Estado, são as áreas mais afetadas pela estiagem.
Pelas suas previsões, a região deve amargar perdas de produtividade de 40%, dos quais 20% já seriam irreversíveis. "Mesmo chovendo hoje, já há comprometimento", sustenta a fonte.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário