Milho: Ainda sobram 200 mil toneladas da safra 2008/2009 para serem comercializadas

Publicado em 26/04/2010 12:00
No caso do milho, as condições de comercialização são bem diferentes da soja. Se da safra 08/09 ainda restam 2,4% para serem comercializadas pelos produtores mato-grossenses, num total de aproximadamente 200 mil toneladas, ainda há a produção da safra atual, estimada em 9,5 milhões de toneladas do grão, conforme dados do Imea/MT.

Na última safra, o maior volume de milho foi comercializado na região noroeste do Estado, numa margem de 99,4% de um total de 285,73 mil toneladas produzidas. No norte mato-grossense, a margem chegou a 98,2%, de uma produção de 21 mil toneladas. Segundo revelou o diretor financeiro da Aprosoja/MT, Nelson Piccoli, grande parte da atual produção de milho safrinha negociada até agora foi na base de troca, para aquisição de fertilizantes e outros insumos, com a finalidade de plantar o próprio milho ou soja. Ele não soube informar quanto da atual safra de milho foi comercializado. A analista do Imea/MT, Maria Amélia Tirloni, também não informou a margem de comercialização.

Num cenário de preços baixos e grande volume de produção, a constatação geral é de que os produtores dependem muito do incentivo do governo para comercialização do milho 2ª safra.

“Dependemos muito do prêmio do governo e isso nos preocupa, terá que ser menos burocrático”, opina Piccoli.

A analista do Imea/MTdiz que os produtores tem a expectativa de obter apoio do governo por meio de leilões de PEP ou PEPRO por permitirem o escoamento do grão logo após a comercialização. “O grande problema é a falta de espaço nos armazéns, porque há um restante da safra 08/09 de milho armazenado e parte da produção de soja atual, há dois meses da colheita da safra 09/10 de milho”, conclui Tirloni.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

    QUANTO AOS 9.5 MILÕES DE TONELADAS DE MILHO P SAFRINHA 2010 NO MATO GROSSO , ESQUEÇAM ISSO É PASSADO , COM AS CONDIÇÕES DE 21 DD SEM CHUVAS NO MAXIMO ATINGIREMOS 7.5 MILÕES DE TONELADAS .

    0