Geadas podem atingir lavouras de milho

Publicado em 11/05/2010 07:30 e atualizado em 17/05/2010 18:13
No Paraná, não falta chuva. O ciclo do milho de segunda safra corre cerca de um mês atrás do verificado em Mato Grosso, pelas diferenças agroclimáticas. Ainda pode acontecer quebra se houver estiagem. Mas, por enquanto, o que mais preocupa é o frio, afirma o meteorologias Luiz Renato Lazinski.

As geadas previstas para esta semana não vão afetar as lavouras de milho, uma vez que devem se restringir a baixadas das regiões Sul e Sudoeste, segundo o especialista. No entanto, novas frentes frias, provavelmente mais fortes, chegarão ao estado nas próximas semanas, observa. Até a segunda semana de junho, a cultura estará em desenvolvimento e formação das espigas, conforme relatório da Secretaria Estadual da Agricultura. Antes da maturação, o milho mostra-se sensível à falta de água e a temperaturas próximas de zero.

O Paraná reduziu a segunda safra de milho de 1,5 milhão (2009) para 1,3 milhão de hectares (2010). O número, antecipado pela Expedição Safra RPC, se confirma nas estatísticas da Conab. Mesmo assim, o estado deve colher mais, ao recuperar produtividade. A Conab divulgou na semana passada que cada hectare deve render 4,3 mil quilos de milho no Paraná, 42% a mais que ano passado, quando o estado enfrentou seca. A safrinha nacional pode atingir 20 milhões de toneladas, ante 17 milhões de 2009.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário